terça-feira, 31 de março de 2009

Dança Neo-Classica???

Muito se ouve falar dela, mas... alguem sabe o q eh Dança Neo-Classica? Fiquei com essa duvida me martelando apos ler um post no blog Dos Passos da Bailarina, e recorri ao Google pra saber mais: fiquei BEGE! Nao encontrei quase nada! Nem em imagens, nem alguma definiçao! E o ponto crucial da minha duvida era justamente o q eh q diferencia o Classico do Neo-Classico, e este ultimo, do contemporaneo, jah q, ao pesquisar no Google, eu encontrei muita confusao de ideias... Como eu mesma jah estava confusa, quase desistindo de procurar, acabei por acaso achando isso aki:


Conclusao?? Talvez a unica (ou uma das unicas) diferenças entre o classico e o neo-classico seja na liberdade de movimentos, figurinos e musicas, sendo a tecnica a mesma... e a diferença entre neo-classico e contemporaneo, por sua vez, esteja na utilizaçao da ponta... sera?? Vcs concordam? Alguem sabe mais a respeito? Comentem!!

PS: A foto eh do Ballet Diana e Acteon, Neo-Classico.

7 comentários:

  1. Sempre tive essa dúvida!! Mas acho que tá certo o que a pessoa disse, talvez. Posso até perguntar para alguém lá do ballet... Agora, a diferença do comtemporâneo pro neo-clássico, eu não faço idéééia.
    Gente, tentem explicar aí, pleasee?
    Beeeijoos ;*

    ResponderExcluir
  2. Eeeeeu acho que neo-clássico é praticamente igual ao clássico, mas, como você disse, tem mais liberdade de criar. Alguns passos são en dedans, não é tudo rigorosinho, certinho... Aaaacho que é isso :) Beijão :*

    ResponderExcluir
  3. Jessy, o clássico e o neoclássico são primos, agora, do neoclássico para o contemporâneo há muuuuuita diferença! Não é simples a ausência de pontas, mas a "desconstrução" do movimento. Há muito mais liberdade para a criação, o que não significa fazer qualquer coisa. Para criar, é preciso conhecer a técnica, antes de qualquer coisa.

    E para entender melhor as diferenças entre clássico e neoclássico, só em livros de História da Dança e assistindo a muitos vídeos, assim a gente vai entendendo as diferenças.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive uma idéia fixa que o Neo-Clássico é o clássico porém sem tanta preocupações com regras de postura e talz...
    Somente isso...Pois a questão da ponta, é muito comum coreográfias de neo com ponta e é lindo por sinal...
    Sempre defini o Neo como sendo o clássico,sem tantas limitações...
    Muito diferente do Contemporâneo que liberta geral...
    É isso!!!
    rsrsrs


    Lindona como vc tah?????
    Faz tempo que não nos falamos né???

    Saudadessss!!!!

    BJãooo...tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. SOU UM ESTUDANTE DE HISTÓRIA DA ARTE E PRODUTOR DE BALLET, E TENHO SEMPRE COMO FOCO A DANÇA QUE SERÁ O MEU TCC...
    A DANÇA NEOCLÁSSICA É LA FILLE MAL GARDEÉ, DIANA E ACTEON, QUE É DEFINIDO PELA LIBERDADE EXATAMENTE E O USO DA PANTOMINA (VEJA NO GOOGLE MUITO USADO EM TEATRO), FOI PRATICAMENTE DENOMINADA NEOCLÁSSICA QUANDO UMA BAILARINA (NÃO LEMBRO O NOME) COMEÇOU A USAR MÁQUINAS E DIMINUIR SUA SAIA, AH LEMBREI Marie-Anne Cupis de Camargo SEI LÁ DEVO TER AJUDADO?
    RODRIGO GUERGOLET - rodrigo@guergolet.com.br

    ps:. o uso das pontas é indiferente no Neo-clássico hoje, mas 98% das bailarinas a usam por ser esteticamente mais bonita. no século XVIII era especificamente de pontas que é o periodo correspondente a arte neoclássica!

    ResponderExcluir
  6. É a dança praticada por quem têm formação clássica, mas que pode utilizar vestuário, música, coreografia, cenários, etc. modernos ou contemporâneos, sem a rigidez de detalhes diversos, impostos pela Dança Clássica. Ex. Uma dança em que as bailarinas usam sapatilhas de ponta, mas a coreografia é moderna, com roupas e músicas populares.
    A base de formação do bailarino ou bailarina neoclássico(a) é o Ballet Clássico.

    David de Lima, coreografo de dança de rua, contemporaneo e neoclassico

    ResponderExcluir
  7. A diferença do clássico para o neoclássico é a "desconstrução" de alguns movimentos, porém, as músicas, figurinos e ás vezes cenários, são mais simples. Este estilo de dança é moderno e mais complexo que o ballet clássico. O neoclássico pode ser considerado uma dança abstrata.

    ResponderExcluir

Ja q vc passou por aqui, q tal deixar um comentario? Criticas construtivas tb sao mto bem vindas!
Obrigada!